Saturday, July 12, 2008

It's Erasmus

Este é o primeiro, e unico post que vou escrever já estando fora do meu erasmus e em lisboa. Escrevi alguns posts com grandes frases e a ajudar o pessoal que vai para o ano.. mas nunca consegui postar. Não consigo acabar o meu erasmus, não consigo acabar este blog, não consigo deixar florença. Por isso escolhi não deixar. Escolhi não acabar o meu blog com um post definitivo, não chorar marés de lágrimas. Chorei o que tinha a chorar e sofri o que tinha a sofrer, mas o meu erasmus continua. Continua em mim.

As grandes ajudas que eu vos possa dar, e tudo aquilo que possa dizer antes de vocês irem, são apenas disparates. Os erros e os filmes são para serem vividos, não para ser evitados. É isso que dá tanta piada ao erasmus. Por isso eu digo, façam tudo sem ouvir ninguém, não vos servirá de nada. Descubram por vocês próprios tudo o que está mesmo à vossa frente. O quanto mais preparados se julgarem estar, menos preparados estarão na verdade. Vivam ao máximo esta experiência, descubram-se a vocês próprios e a uma cidade que está, de todas as formas e sentidos, à vossa espera.

Eu estou feliz. Pensei que ia entrar numa grande depressão mas não entrei. Surpreendi-me mais uma vez. Tenho saudades, como é normal. Nas eu sei que era hora de voltar. Lisboa está muito bonita e, com muita certeza, florença continuará mágica como sempre. Eu estou feliz, o blog não acaba para mim. Daquia uns tempos venho para cá ler os disparates e rir-me cheio de saudades de tudo e de todos. Sempre com uma alegria imensa dentro de mim. Estou feliz e completo. Vivi tudo o que podia viver e vou utilizar tudo o que aquelas pessoas e aqueles sítios me deram para continuar a minha vida, que é aqui. Adoro lisboa, adoro florença, adoro os meus amigos (de lisboa, de florença, não há distinção).

Agradeço mais que tudo aos meus pais, pelo esforço imenso que fizeram para me deixar estar um ano a viver numa cidade tão cara como florença. Espero mostrar-lhes que este investimento valeu a pena. Estou muito, muito feliz.

Desejo a melhor das sortes para todos, e deixo um MUITO obrigado para quem teve paciência para ler este blog, demasiadas vezes construído de forma egocêntrica. Peço desculpa, mas mais do que tudo, este blog era para mim, e assim continuará sempre.

A única coisa que me faz sentido dizer é:

Façam erasmus, vai mudar a vossa vida.