Saturday, July 12, 2008

It's Erasmus

Este é o primeiro, e unico post que vou escrever já estando fora do meu erasmus e em lisboa. Escrevi alguns posts com grandes frases e a ajudar o pessoal que vai para o ano.. mas nunca consegui postar. Não consigo acabar o meu erasmus, não consigo acabar este blog, não consigo deixar florença. Por isso escolhi não deixar. Escolhi não acabar o meu blog com um post definitivo, não chorar marés de lágrimas. Chorei o que tinha a chorar e sofri o que tinha a sofrer, mas o meu erasmus continua. Continua em mim.

As grandes ajudas que eu vos possa dar, e tudo aquilo que possa dizer antes de vocês irem, são apenas disparates. Os erros e os filmes são para serem vividos, não para ser evitados. É isso que dá tanta piada ao erasmus. Por isso eu digo, façam tudo sem ouvir ninguém, não vos servirá de nada. Descubram por vocês próprios tudo o que está mesmo à vossa frente. O quanto mais preparados se julgarem estar, menos preparados estarão na verdade. Vivam ao máximo esta experiência, descubram-se a vocês próprios e a uma cidade que está, de todas as formas e sentidos, à vossa espera.

Eu estou feliz. Pensei que ia entrar numa grande depressão mas não entrei. Surpreendi-me mais uma vez. Tenho saudades, como é normal. Nas eu sei que era hora de voltar. Lisboa está muito bonita e, com muita certeza, florença continuará mágica como sempre. Eu estou feliz, o blog não acaba para mim. Daquia uns tempos venho para cá ler os disparates e rir-me cheio de saudades de tudo e de todos. Sempre com uma alegria imensa dentro de mim. Estou feliz e completo. Vivi tudo o que podia viver e vou utilizar tudo o que aquelas pessoas e aqueles sítios me deram para continuar a minha vida, que é aqui. Adoro lisboa, adoro florença, adoro os meus amigos (de lisboa, de florença, não há distinção).

Agradeço mais que tudo aos meus pais, pelo esforço imenso que fizeram para me deixar estar um ano a viver numa cidade tão cara como florença. Espero mostrar-lhes que este investimento valeu a pena. Estou muito, muito feliz.

Desejo a melhor das sortes para todos, e deixo um MUITO obrigado para quem teve paciência para ler este blog, demasiadas vezes construído de forma egocêntrica. Peço desculpa, mas mais do que tudo, este blog era para mim, e assim continuará sempre.

A única coisa que me faz sentido dizer é:

Façam erasmus, vai mudar a vossa vida.

4 comments:

Anonymous said...

eu fiz eramos á cerca de 4 anos, foi 1 ano em barcelona no curso de comunicação social. foi giro, mas não concordo com o que tenha mudado a vida, conheci imensas pessoas de imensos sitios todas diferentes e todas espantosas, mas isso tambem fui conhecendo ou em viagens (interails)ou até mesmo aí no ''nosso portugal''.
Acabei por não acabar o curso e segui fotografia.
Há dois anos que praticamente não ponho os pés em casa. e há dois anos que praticamente não paro em nelhum país mais de 3 ou 4 semanas. Acredita isso sim é uma aventura, isso sim vai-te mudar. Tenho saudades da minha família, dos meus amigos e as saudades são mais que muitas, mas o desejo da aventura tambem é muito e é ele que nos vai mantendo vivos.

Espero que essa não seja a tua primeira e ultima aventura, porque um eramus ao lado de uma vida não é nada.

Um abraço.

Pão said...

Olá. São 03:46 e acabei de ler todos os posts de uma ponta a outra. Tenho 19 anos e daqui a 2 meses sou eu a passar por tudo aquilo que aqui (tão bem) descreves.t. Espero desfrutar Florença tão bem como o fizes.t e daqui a uns meses poder escrever um ultimo post tão optimista como o teu. Abraço.

FILIPA said...

Aqui há uns dias ao falar com um amigo que ainda está de Erasmus ele relembrou-me uma frase de George Moore, agora passo-a para ti: "A man travels the world over in search of what he needs and returns home to find it." . Daqui a duas semanas já eu começo a experienciar tambem!

Beijinho

inês said...

cocas,

são 5 da manhã. amanhã é o meu 1º dia de aulas. finalmente.

vim aqui matar saudades dos teus escritos... vim procurar-me aqui, em ti.

obrigada. é o que me resta dizer-te.

baci mille ragazzo*